Share Button

O Super Nintendo Entertainment System ou SNES foi um console que marcou a geração de gamers dos anos 90. Lançado em 21 de novembro de 1990 no Japão e chegando ao Brasil em agosto de 1993, o Super Nintendo foi um ícone da geração 16 bits, e travou uma batalha acirrada com o Mega Drive (SEGA) pela popularidade entre os fãs de games.

Se for feita uma pesquisa para apurar os melhores games do Super Nintendo, com certeza teremos várias listas, cada uma com jogos diferentes, tamanha a diversidade de bons jogos que as produtoras da época foram capazes de lançar.

Dentre toda a limitação que havia de gráficos, processamento e orçamento, grandes sucessos de vendas conquistaram para sempre o coração de quem é apaixonado por games. Agora vamos relembrar alguns jogos que para nós, foram marcantes em toda a historia dos videogames.

The Legend of Zelda: A link to the Past

The Legend of Zelda: A link to the Past

Mesmo sendo o terceiro game da série, The Legend of Zelda: A link to the Past lançado em 1991 e até hoje é considerado um dos melhores games da franquia. Com mais de 4 milhoes de cópias vendidas ganhou status de “carro-chefe” da Nintendo devido a sua jogabilidade e gráficos acima das expectativas.

Super Mario World

Super Mario World

Lançado juto com o console, Super Mario World foi o sucesso comercial do Super Nintendo, com cerca de 20 milhões de cópias vendidas mesmo trazendo um roteiro já conhecido de outros consoles antecessores: O encanador Mario, personagem principal, desbrava o mundo para salvar a princesa Peach, mas para isso tem que derrotar o malvado Bowser.

Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest

Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest

Lançado em 1995, o segundo game da série Donkey Kong, recorreu a muitas coisas do game de estreia, mas melhorou a jogabilidade, acrescentou novas fases e usou e abusou da interação entre personagem e cenário, o que fez o game ficar ainda mais divertido.

Final Fantasy III

Final Fantasy III

A Nintendo sempre olhou com carinho para os fãs de RPG um dos títulos mais aclamados foi Final Fantasy.  Lançado em 1994 teve um recorde de personagens jogáveis, 14 no total e foi alvo de polêmicas em relação ao conteúdo de nudez, suicídio e referências religiosa, tanto que a Nintendo of America teve que realizar algumas adaptações na em sua versão.

Super Mario Kart

Super Mario Kart

Mario Kart foi um lançamento muito inovador tendo em vista que a franquia do Mario já era um sucesso absoluto em 1992, quando essa versão bem diferente chegou ao mercado.

A proposta era totalmente diferente dos games anteriores, desta vez o intuito foi um game de corrida com os personagens que já haviam caído no gosto da galera. Bem ao estilo corrida maluca, não bastava acelerar, você tinha que ficar esperto para não cair nas armadilhas deixadas pelos outros competidores e também tentar tirar momentaneamente da pista os demais pilotos da corrida.

A nova formula deu certo, tanto que foi reproduzida depois em outros consoles mais modernos e também em outras franquias.

Top Gear

Top Gear

Falando em corrida, ta ai um icone do gênero. Top Gear foi lançado em 1992 e rapidamento ganhou espaço nas prateleiras e conquistou muitos fãs, especialmente aqui no Brasil.

A produtora Kemco já havia lançado em 1989 um game similar para console de 8 bits da Nintendo, o NES. A pedido da própria Nintendo a produtora pôs a mão na massa para disponibilizar em 16 bits uma verão ainda melhor do game, que desta vez foi intitulada Top Gear.

Rock N’ Roll Racing

Rock N' Roll Racing

E encerrando o assunto corrida, outro game marcante e inovador para a época. Rock N’ Roll Racing misturou a velocidade e competitividade de Top Gear e elevou a um nível mais insano as armadilhas de Mario Kart. O resultado foi um game espetacular e totalmente diferente de tudo que já havíamos visto. A visualização do game em uma perpectiva isométrica deixou a jogabilidade incrível e claro. Personagens bem elaborados, carros tecnológicos e uma trilha sonora para aumentar ainda mais a drenalina durante as disputas, tudo com todas as limitações dos consoles da época.

Megaman X

Megaman X

A Capcom já era conhecida pela série Street Fighter, mas a produtora estava a fim de deixar sua marca em outros segmentos dos games e foi com Megaman X que conseguiram isso.  Lançado em 1993, sendo o segundo game da série, Megaman X se tornou rapidamente um sucesso, com uma temática futurista abriu caminho para diversos outros games da série e também para similares em outros consoles.

Super Castlevania IV

Super Castlevania IV

Esta versão de Castlevania marca seu ingresso na geração 16 bits e a Konami não se aprependeu dos todos os esforços gastos para produzir este game fantástico.  Mantendo a base da versão antecessora em 8 bits a produtora caprichou ainda mais nas fases, que em sua maioria se passavam dentro de um castelo, no entanto a novidade foi justamente as  fases que era possível explorar a parte externa ao Castelo. Uma trilha sonora de primeira e um clima sombrio fazia o jogador imergir completamente no universo do game.

Killer Instinct

Killer Instinct

Apesar de já existirem na época nomes de peso com Street Figher e Mortal Kombat, Killer Instinct impressionou os jogadores com seus gráficos. Original dos arcades, Killer Instinct ganhou sua versão para SNES em 1994 e contava com 11 personagens  e era a alternativa menos famosa aos grandes games rivais do gênero.

O game trazia movimentos especiais espetaculares, se em Mortal Kombat tínhamos os “Fatalities” em Killer Instinct haviam os “Dangers”, que serviam para finalizar os oponentes com requintes de crueldade.

Obviamente muitos outros games do Super Nintendo ficaram de fora da lista, afinal passaríamos séculos para listar todos. Você acha que merecia ficar nessa lista, comente e de sua opinião.

Share Button