Share Button

Nascido em Londres, Charles Spencer Chaplin foi um grande ator, produtor, diretor, escritor, músico e dezenas de outras coisas, mas o que encantou o mundo foram suas atuações na época do cinema mudo.

Ao longo dos seus 88 anos de vida, deixou um legado de cerca de 80 filmes, dentre eles alguns que entraram para a história do cinema. Nesta lista citamos os 10 principais filmes do mestre Charles Chaplin que você precisa assistir:

1 – Luzes da Cidade (1931)

Luzes da Cidade (1931)

Trata-se de uma linda história envolvendo um pobre vagabundo que se apaixona por uma florista cega, que acredita que ele seja um milionário disposto a ajudá-la voltar a enxergar.

2 – Em Busca do Ouro (1925)

Em Busca do Ouro

No final do século 19, época da corrida do ouro, Carlitos vai para o Alasca tentar se aventurar na vida de garimpeiro. Chegando lá ele cria muita confusão com o companheiro Jim McKay e se apaixona pela bela Georgia e precisa usar todo seu charme para poder conquista-la.

Esse filme possui cenas que se tornaram clássicas, como por exemplo, a “dança dos pãezinhos”.

3 – Tempos Modernos (1936)

Tempos Modernos

Uma de suas grandes obras, Tempos Modernos retrata a vida de um trabalhador que sofre um colapso nervoso de tanto trabalhar. O filme também mostra o senso crítico de Chaplin, que aborda de forma magistral os reflexos da revolução industrial na sociedade, época em que as máquinas começaram a tomar o lugar dos trabalhadores nas fábricas.

4 – O Grande Ditador (1940)

O Grande Ditador

Esse não poderia estar fora desta lista, O Grande Ditador é o primeiro filme falado de Chaplin, uma obra prima originada em plena Segunda Guerra Mundial. No filme Chaplin vive o ditador Adenoid Hynkel, fazendo uma alusão a Hitler. Esse não dá nem pra comentar, assista!

5 – O Garoto (1921)

O Garoto

Emocionante filme de Chaplin que retrata a história de um bebê, abandonado pela mãe e que acaba sendo criado por Charlie Tramp, um homem desocupado. Depois de certo tempo ele descobre que a mãe do garoto se torna uma mulher famosa e tenta devolver seu filho.

6 – O Circo (1928)

O Circo

Uma típica comédia de Chaplin, que encarna novamente o tradicional vagabundo, agora confundido com um ladrão que, perseguido pela polícia, acaba invadindo um circo e por lá fica fazendo suas peripécias.

7 – Luzes da Ribalta (1952)

Luzes da Ribalta

Este filme já faz parte da fase final da carreira de Chaplin, que vive um palhaço esquecido e decadente. Após conhecer uma jovem dançarina e salvá-la de cometer suicídio, acaba se apaixonando por ela.

Destaque para a frase dita no filme: “A Vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria, viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

8 – Monsieur Verdoux (1947)

Monsieur Verdoux

Monsieur Verdoux retrata a história de um vigarista especializado em seduzir mulheres para ludibriá-las e dar o golpe do baú nas pobres senhoritas. Certamente é um filme que foge dos padrões mais conhecidos de Chaplin, no entanto vale a pena conferir a história retratada no filme.

9 – Carlitos nas Trincheiras (1918)

Carlitos nas Trincheiras

Carlitos é um soldado americano que luta na França durante a Primeira Guerra Mundial que por pura sorte captura dezenas de soltados alemães. Voltando para seu país é recebido como herói e homenageado em Nova Iorque.

10 – Vida de Cachorro (1918)

Chaplin-Vida de Cachorro

Filme do início da carreira de Chaplin, que traz a sua toda a essência de sua comédia, vivida no personagem vagabundo que ganhou o mundo. Em Vida de Cachorro, Chaplin vive com um cachorro, seu fiel companheiro.

Share Button